11.04.2010

Ocupação Cultural



Ocupação S. f. 1. Ato de ocupar (...). Ato de ocupar-se, de trabalhar em algo. Ocupar V. t. d. 1. (...) exercer. (...); conquistar. Ocupar, o que é ocupar? O que seria ocupar, ocupar-se ou ocupação? Vem do dicionário de língua brasileira que primeiro: ocupação é um ato. Ato nos leva a cena. Há ação. Gosto da ideia Ocupação. Principalmente depois de ler e associar diretamente o ato aos verbos exercer, trabalhar em algo. O ato traz o verbo, o verbo sugere a ação que é o ato que trouxe o verbo. Os espaços precisam ser preenchidos, ocupados com inquietações, com cabeças que coçam e trabalham nervosas por dentro e por fora e pensam e permitem-se viverem novas situações e vivem. O sentimento de pertença faz parte da Ocupação. Fazer parte é ser. Parnaíba é cidade, é urbe que avança e precisa descobrir-se. É mais que brilhos, mais que paetês, plumas habituais. Todos somos no fundo, mais. Uns mais rasamente. Identidade. Dúvidas e mais discussões. Resultados. Arte cênica é pensamento que gira, que promove pensamento, que gera. Vamos ocupar! Pertencer. Ser. Conquistar.
O Projeto Ocupação Cultural é a primeira atividade de retomada do Centro Acadêmico de Pedagogia, em parceria com o Diretório Acadêmico da Universidade Federal do Piauí- Campus Ministro Reis Velloso, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (05 de novembro), no intuito de levar a arte em forma de manifestações criadas e organizadas pelos próprios universitários, para espaços comuns, partindo do princípio da universidade como espaço público.
A partir do Projeto Ocupação Cultural, os alunos passarão a incutir e multiplicarem em si o sentimento de pertença, valorizando regulamentos internos determinados pela instituição e reforçando o argumento do campus como espaço de vivência coletiva.
O Projeto sugere integração da população com a universidade através da ocupação de espaços convencionais e de uso comum com conteúdo artístico, distribuído entre atividades de artes plásticas, dança, cinema, teatro e performances.
Os objetivos do Ocupação fazer valer o quesito arte, localizado entre educação, ciência e inclusão social, na logomarca promovida pela UFPI; disseminar a cultura em suas diversas formas de apresentação; promover a discussão específica sobre o conceito de espaços públicos; promover discussões generalizadas acerca de temas recorrentes do universo acadêmico;contribuir com a formação de plateia e     oportunizar espaços para apresentações de artistas locais.
Conheça e participe da programação:
Às 08h da manhã será realizada a abertura oficial do Projeto Ocupação na praça da biblioteca com a execução de hinos e músicas pela Banda Municipal Simplício Dias da Silva.

Em seguida, às 10h, a programação tem continuidade com a primeira sessão de cinema alternativo da Programadora Brasil na sala 718.
Às 14h o projeto apresenta o solo de dança da bailarina Bárbara de Morais, do grupo Cabaça Produções, que aconteceráem frente ao auditório. Em seguida será aberta uma roda de poesias. Traga a sua!
16h inicia a segunda sessão de cinema alternativo da Programadora Brasil, em local a ser definido.
Em frente ao bloco de Pedagogia, às 16h, será apresentada a performance Angústia dos Anjos, com o grupo 7 faces.
Às 17h o ator Fernando Silva, do Grupo de Teatro Metáfora, apresenta Pranto por Inácio Sanches em frente ao bloco de Pedagogia
O encerramento será com a Orquestra Sesc de Câmara de Parnaíba.
Nos vemos!

Nenhum comentário: